O Comitê Estadual para Desenvolvimento e Integração de Políticas Públicas na Faixa de Fronteira será reativado nesta sexta-feira (11), em reunião no Palácio Paiaguás, a partir das 13 horas. O comitê é composto por representantes do Governo do Estado, coordenados pelo secretário da Casa Civil, José Lacerda Filho; dos 28 municípios que compõem a região e representação da Assembleia Legislativa.
A reativação do comitê é resultado de uma indicação feita pelo deputado Airton Português, que no primeiro semestre deste ano, solicitou que fossem retomadas as atividades conjuntas entre o Estado de Mato Grosso e a Bolívia. Ele integra o comitê representando o Legislativo estadual.
O pacto binacional firmado entre os dois países existe há mais de 11 anos. “Há necessidade de trabalhar ações contínuas conjuntas, de desenvolvimento econômico e social. A fronteira não é apenas combater o tráfico de drogas, embora seja esse um trabalho constante e de extrema relevância, mas pensar nas centenas de famílias que ainda carecem de educação de qualidade, qualificação e oportunidades de trabalho”, argumentou.
Português considera o momento oportuno, no momento em que o Governo Federal está investindo nas políticas de fronteira, capitalizando recursos para melhorar a segurança, ainda vulnerável, e traçar políticas públicas de desenvolvimento integrado.
A Assembleia instalou a Câmara Setorial Temática, presidida pelo deputado Português, que junto com representantes do governo, definiu a reativação do comitê. Nesta primeira reunião, representantes de órgãos do Governo Federal farão palestras sobre as políticas públicas de integração e de formas de financiamentos para projetos na região.
A reunião será aberta pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio Castro. Também participarão da reunião o diretor de Implementação de Programas e Gestão da Sudeco, Cleber Ávila; Susana Góis, do Ministério da Integração, que falará sobre “Formação de Núcleos” e Augusto Stein, do Sebrae-Paraná, que fará palestra sobre “Instalação de Câmaras Temáticas e Formação de Redes de Contato”.
O evento começa às 13h, no auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás.